RacismoTolu ArokodareCampeonato InglêsFutebol Internacional

Mais um caso: Atacante do Wolverhampton é vítima de racismo após derrota na Premier League

Mais um caso de racismo foi denunciado no mundo do futebol. Desta vez, o caso ocorreu na Inglaterra: o atacante Tolu Arokodare, do Wolverhampton, foi vítima de injúrias raciais nas redes sociais após a derrota da equipe para o Crystal Palace, neste domingo (22), pela Premier League.

➡️ Uefa se manifesta: Entidade vai investigar denúncia de racismo contra Vini Jr
➡️ “Cor da sua pele não te torna melhor ou pior”: Guardiola fala sobre episódio envolvendo Vini Jr

Tolu perdeu uma cobrança de pênalti no primeiro tempo do duelo. Por isso, torcedores foram às redes sociais do atacante nigeriano para ofendê-lo, chamando-o de “macaco” e proferindo outras injúrias raciais.

“Ainda é inacreditável para mim que estejamos jogando em uma época em que as pessoas têm tanta liberdade para expressar tanto racismo sem qualquer consequência”, iniciou Tolu, em publicação nas redes sociais.

“Esses indivíduos não deveriam ter lugar no nosso esporte e, coletivamente, temos que tomar providências para punir todos que mancham o jogo dessa forma, não importa quem sejam”, concluiu o atacante do Wolverhampton.

Os Wolves também se manifestaram sobre o episódio. O clube inglês se disse “enojado” com os inúmeros casos de racismo que Tolu sofreu, denunciou as injúrias às plataformas competentes e assegurou uma postura de “tolerância zero” contra todas as formas de discriminação.

“Tolu tem o nosso apoio total e inabalável. Nenhum jogador deveria ser submetido a tal ódio simplesmente por realizar o seu trabalho. Estamos firmemente ao seu lado, e ao lado de todos os futebolistas que são forçados a suportar esse abuso vindo de contas anônimas que agem com aparente impunidade”, diz trecho do comunicado do Wolverhampton.

Casos de racismo assolam o futebol mundial

O episódio envolvendo Tolu Arokodare é mais um em uma semana repleta de casos de racismo. O principal envolve Vinicius Júnior, que denunciou o atacante Prestianni por ofendê-lo racialmente durante a partida entre Benfica e Real Madrid, pela Champions League.

➡️ ConheçaQuem é Prestianni, argentino do Benfica acusado de racismo por Vini Jr

Além dele, o também brasileiro Deni Júnior, do Ratchaburi, da Tailândia, também foi vítima de racismo no futebol asiático. O zagueiro Lloyd Kelly, da Juventus, também denunciou ter sofrido tais ofensas após a derrota da equipe para o Galatasaray, pela Champions League.

Confira a nota do Wolverhampton na íntegra

O Wolves está profundamente enojado com os inúmeros casos de abuso racista, vindos de múltiplos perpetradores e direcionados a Tolu Arokodare nas redes sociais, após a partida de hoje contra o Crystal Palace.

Não há lugar para o racismo — no futebol, na internet ou em qualquer lugar da sociedade. Condenamos este comportamento abominável e ilegal nos termos mais fortes possíveis.

Tolu tem o nosso apoio total e inabalável. Nenhum jogador deveria ser submetido a tal ódio simplesmente por realizar o seu trabalho. Estamos firmemente ao seu lado, e ao lado de todos os futebolistas que são forçados a suportar esse abuso vindo de contas anônimas que agem com aparente impunidade.

O clube já denunciou as publicações às plataformas competentes e trabalhará em conjunto com a Premier League e as autoridades para ajudar a identificar os responsáveis e garantir que as medidas apropriadas sejam tomadas. Continuaremos a adotar uma postura de tolerância zero contra todas as formas de discriminação.

Não quer perder nenhum placar de futebol ou os jogos de hoje na tv? Fique por dentro acessando o site do 365Scores: resultado ao vivo, jogos em andamento, classificação atualizada, histórico de confrontos, desfalques e muito mais!

João Pedro Cupello

Jornalista formado pela FACHA do Rio de Janeiro. Carioca apaixonado por futebol, basquete, e tudo que envolve o mundo dos esportes!

1547 Articles

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo