Guardiola comenta racismo contra Vini Jr: “Cor da sua pele não te torna melhor ou pior”
Em entrevista coletiva que antecede o jogo do Manchester City frente ao Newcastle pela Premier League, Pep Guardiola foi questionado sobre o caso de racismo envolvendo Vini Jr. e Prestrianni na Champions League. Diferente de José Mourinho, o treinador espanhol não escondeu sua frustração com o episódio.
“O lugar onde você nasceu ou a cor da sua pele não te torna melhor ou pior. Está na sociedade, não é algo do futebol. O racismo está em todo o lado. O racismo está em toda parte”, iniciou.
“Se você finge que racismo se resume a cor da pele, saiba que racismo também se aplica ao seu comportamento. É assim que você finge ser melhor que os outros por vários motivos”, completou.
➡️ Uefa se manifesta: Entidade vai investigar denúncia de racismo contra Vini Jr
➡️ “Você é um p… racista”: Mbappé para Prestianni após insultos a Vinicius Júnior
Questionado pelo jornalista Fred Caldeira, da TNT Sports, Pep Guardiola ainda comentou sobre como o problema precisa ser resolvido na sociedade como um todo, e não apenas no futebol.
“Escolas (são as melhores ferramentas). Os professores precisam receber altos salários. Essas são as pessoas que merecem receber dinheiro, quem trabalha nas escolas, não no futebol”, disse.
“Os professores e médicos seguramente precisam ser, de longe, as pessoas mais importantes na sociedade”, completou.
Veja a fala de Pep Guardiola sobre o caso de racismo contra Vini Jr:
O episódio envolvendo Vini Jr
Aos quatro minutos do segundo tempo, Vini Jr. recebeu de Mbappé pela esquerda, cortou a marcação e acertou um chute colocado para fazer o primeiro gol da partida. Na comemoração, jogadores do Benfica reclamaram, entenderam que houve provocação e iniciou-se uma confusão.
Em meio ao tumulto, o camisa 7 informou ao árbitro que teria sido chamado de “macaco”, o que levou à ativação do protocolo antirracismo e à paralisação do jogo. Ao juiz François Letexier, o atacante apontou Prestianni como autor da ofensa.
➡️ Conheça: Quem é Prestianni, argentino do Benfica acusado de racismo por Vini Jr
Vinícius chegou a sentar no banco de reservas após a interrupção, foi amparado por companheiros e conversou com José Mourinho, técnico do Benfica, após o ocorrido. Após conversas entre o árbitro e os capitães de ambas as equipes, nenhuma medida foi tomada e o jogo retornou normalmente.
Com a bola rolando, o brasileiro passou a ser alvo de vaias dos presentes no Estádio da Luz cada vez que tocava na bola. A súmula de François Letexier trará o relato oficial do acontecimento.
Não quer perder nenhum placar de futebol ou os jogos de hoje na tv? Fique por dentro acessando o site do 365Scores: resultado ao vivo, jogos em andamento, classificação atualizada, histórico de confrontos, desfalques e muito mais!





