Auxiliar permanente, Cláudio Caçapa deixa o Botafogo após nova leva de demissões
Em processo de redução de custos, a SAF Botafogo passou por uma nova leva de demissões, que incluiu o auxiliar permanente Cláudio Caçapa. No cargo desde fevereiro de 2025, ele foi informado do desligamento nesta sexta-feira (20), segundo o “ge”.
Os cortes começaram na última quinta-feira (19), nos setores de scout e preparação física da base e do futebol feminino. Nesta sexta, chegaram ao profissional, com as saídas de Caçapa e do coordenador de scout Raphael Rezende, que deixou o Grupo Globo em 2022 para assumir o posto.
➡️ Até o final da temporada: Botafogo oficializa a contratação de Edenílson
➡️ Ex-Botafogo: Com propostas do exterior, Philipe Sampaio prioriza seguir no futebol brasileiro
Há expectativa de que novas demissões ocorram ao longo do dia. No último dia 12, cerca de 20 funcionários já haviam sido desligados.
O movimento é tratado com naturalidade pelo Glorioso, que busca maior eficiência na gestão e na operação. A ideia é direcionar a ampliação de receitas e investimentos ao departamento de futebol.
A situação financeira do Botafogo
O momento financeiro do Botafogo já vinha sendo debatido desde janeiro, quando o clube ficou um mês sob transfer ban imposto pela Fifa por atraso no pagamento ao Atlanta United pela contratação de Thiago Almada.
➡️ Time do goleiro Bruno: Vasco-AC tem quatro jogadores presos por suspeita de estupro
➡️“Vai ser do meu coração”: Neymar cogita aposentadoria no fim de 2026
Para reverter a punição, John Textor, dono da SAF, contraiu um empréstimo de 25 milhões de dólares (cerca de R$ 130 milhões). O aporte, porém, gerou insatisfação nos bastidores e acabou culminando na saída de Thairo Arruda do cargo de CEO.
Nota oficial do Botafogo
“Após quatro anos de operação da SAF, o Botafogo realizou neste mês de fevereiro uma reavaliação cíclica do seu quadro de colaboradores e tomou medidas tendo a eficiência operacional e esportiva como objetivo principal.
O desligamento de um grupo de funcionários visa maximizar os investimentos no Departamento de Futebol e tem como foco a sustentabilidade financeira. Essas medidas garantem o funcionamento eficiente da SAF e a competitividade em campo em todas as temporadas, sejam vitoriosas ou não.
O Botafogo, liderado por John Textor, está modernizando sua gestão interna e em breve anunciará novidades.
O Botafogo agradece aos funcionários de saída que ficaram marcados na história do clube. Campeonatos também são conquistados a partir de decisões duras, mas que são necessárias quando se pensa em um propósito maior.
O Botafogo seguirá com ambição por títulos e com o suporte de uma gestão eficiente nas áreas corporativa e esportiva.“
Fique por dentro de tudo do futebol do Brasil e do mundo acessando o site do 365scores: resultado ao vivo, jogos em andamento, classificação atualizada, histórico de confrontos, desfalques e muito mais!



