Chris paulLos Angeles ClippersBasqueteOutros Esportes

NBA: Chris Paul anuncia aposentadoria do basquete aos 40 anos

Um dos maiores armadores da história da NBA, Chris Paul anunciou sua aposentadoria do basquete na tarde desta sexta-feira (13). O agora ex-jogador, de 40 anos, publicou um texto comunicando sua decisão e abrindo o coração sobre sua trajetória na liga.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Chris Paul (@cp3)

Chris Paul já havia informado, no início da temporada 2025/26, que se aposentaria após o término do calendário. Entretanto, as recentes movimentações no mercado de trocas fizeram com que ele encerrasse a carreira mais cedo.

➡️ Briga pelo MVP da NBA: Confira a lista atualizada semanalmente
➡️ NBA All-Star Gameonde assistir, data, horário e tudo sobre

“CP3” havia assinado contrato de um ano com o Los Angeles Clippers antes do início da temporada. Sua última passagem pela franquia onde se consagrou como uma lenda da NBA, porém, foi curta: o armador foi dispensado em dezembro do ano passado.

Apesar disso, os Clippers o recontrataram para, então, trocá-lo ao Toronto Raptors. Fora dos planos da equipe canadense, acabou dispensado novamente e optou por encerrar a carreira.

Chris Paul encerra sua trajetória como um dos maiores armadores da história da NBA. Apesar de nunca ter conquistado o título da liga, ficou conhecido por sua exímia qualidade com a bola laranja, tanto no aspecto ofensivo quanto defensivo.

Sua capacidade de controlar o ritmo do jogo, organizar o ataque, encontrar companheiros em posições ideais e cometer pouquíssimos erros rendeu ao astro o apelido de “Point God”.

Médias de Chris Paul na carreira

Chris Paul | “The Point God”

Médias de Carreira
Categoria Estatística Categoria Estatística
Jogos (G) 1.370 Assistências (AST) 9,2
Pontos (PTS) 16,8 Roubos (STL) 2,1
Rebotes (TRB) 4,4 Aproveitamento (FG%) 46,9%
Lances Livres (FT%) 87,0% Bolas de 3 (3P%) 37,0%
Turnovers (TOV) 2,3 Tocos (BLK) 0,1
Fonte: Basketball Reference | Carreira Profissional (2005-2026)

Prêmios e honrarias de Chris Paul

Prêmios e Honrarias

NBA All-Star 12x
All-NBA Team 11x
All-Defensive Team 9x
Líder em Roubos de Bola 6x (Recorde da NBA)
Líder em Assistências 5x
NBA Rookie of the Year 2006
Equipe do 75º Aniversário TOP 75

“The Point God” – Uma carreira de elite (2005-2026)

Relembre a carreira de Chris Paul na NBA

Início meteórico nos Hornets

Após duas temporadas na universidade de Wake Forest, Chris Paul foi escolhido pelo New Orleans Hornets com a quarta escolha geral do Draft de 2005. Desde que chegou, tornou-se um dos melhores armadores da liga, vencendo o prêmio de Calouro do Ano.

Chris Paul manteve o alto nível e, duas temporadas depois, ficou na segunda colocação na votação para MVP de 2008, atrás de Kobe Bryant, do Los Angeles Lakers. O armador ainda atuou por mais três anos nos Hornets antes de ser trocado para o Los Angeles Clippers.

Liderança nos “Lob City Clippers”

Chris Paul brilhou com a camisa dos Los Angeles Clippers
Foto: John W. McDonough /Sports Illustrated via Getty Images

Em Los Angeles, Paul formou uma das duplas mais eletrizantes da NBA com Blake Griffin, liderando os chamados “Lob City Clippers”, conhecidos pelas jogadas aéreas protagonizadas por Griffin e DeAndre Jordan.

➡️ NBA: Confira a excelente fase de Gui Santos
➡️ Técnica da NBB solta o verbo: Treinadora do Fortaleza dispara contra arbitragem do NBB

Apesar do desempenho empolgante na temporada regular, a equipe decepcionava nos playoffs. A frustração com os resultados levou Chris Paul a pedir para sair, sendo trocado para o Houston Rockets em 2017.

Paul chega às finais com os Suns

Chris Paul atuou por duas temporadas nos Rockets e depois por um ano no Oklahoma City Thunder, antes de chegar ao Phoenix Suns, em 2020.

Lá, alcançou sua primeira final da NBA, na temporada 2020/21. Os Suns, liderados por ele, Devin Booker e DeAndre Ayton, enfrentaram o Milwaukee Bucks, de Giannis Antetokounmpo.

Phoenix começou bem, abrindo 2 a 0 na série, mas viu o Bucks virar para 4 a 2, impulsionado por atuações históricas de Giannis. Paul, assim, ficou com o vice-campeonato.

O armador ainda atuou por mais duas temporadas em Phoenix, mas a equipe não repetiu o desempenho que a levou às finais. Com isso, foi trocado para o Golden State Warriors, onde atuou ao lado de Stephen Curry.

Passagem pelos Spurs e reta final da carreira

Chris Paul não teve bom desempenho nos Warriors e foi dispensado uma temporada depois. Isso fez com que o San Antonio Spurs o contratasse em vínculo de um ano, no qual teve atuações regulares, mas sem renovação contratual.

➡️ Pancadaria na NBA: Jogadores de Hornets e Pistons se envolvem em briga generalizada
➡️ Siga o 365Scores no Google News: Fique por dentro das notícias mais quentes do esporte!

Em 2025, retornou ao Clippers, onde anunciou que faria sua última temporada na NBA. Entretanto, antes mesmo do fim de 2025/26, foi dispensado pela franquia da Califórnia.

Confira o comunicado de Chris Paul na íntegra

“Chegou a hora! Depois de mais de 21 anos, estou me afastando do basquete. Enquanto escrevo isso, é difícil saber exatamente o que sentir, mas por uma vez — a maioria das pessoas ficaria surpresa — eu não tenho a resposta rs! Mas, acima de tudo, estou cheio de muita alegria e gratidão!

Embora este capítulo como ‘jogador da NBA’ tenha terminado, o jogo de basquete estará para sempre enraizado no DNA da minha vida. Estive na NBA por mais da metade da minha vida, abrangendo três décadas. É loucura até dizer isso!!

Viver do basquete tem sido uma benção inacreditável que também trouxe muita responsabilidade. Eu aceitei tudo. O bom e o ruim. Como um eterno aprendiz, a liderança é difícil e não é para os fracos. Alguns vão gostar de você e muitos não. Mas o objetivo sempre foi o objetivo, e minhas intenções foram sempre sinceras (Droga, eu amo competir!!)

É muito bom saber que joguei e tratei este jogo com o maior respeito desde o dia em que meu pai me apresentou a ele. Foi o primeiro relacionamento que conheci. O basquete me deu um motivo para acordar às 5 da manhã e treinar antes da escola.

Deu-me um motivo para dar um jeito de ir ao YMCA em dias de neve, mesmo quando as estradas estavam congeladas. Deu-me um motivo para ser o irmão mais novo sempre tentando vencer o irmão mais velho. Deu-me um motivo para tirar boas notas para ter a chance de jogar na faculdade.

Deu-me um motivo para marcar 61 pontos em um jogo, mesmo tendo acabado de perder meu avô, que foi assassinado. Deu-me um motivo para aparecer e fazer reabilitação dia após dia depois da ruptura do menisco, da fratura de Jones, do ombro deslocado e das 5 cirurgias na mão…

O jogo sempre me deu um motivo para ESTAR PRESENTE!!! E os verdadeiros líderes e lutadores sabem que isso — estar presente — é metade da batalha. Então agora, com toda a gratidão que eu poderia ter… é hora de eu estar presente para os outros e de outras formas.

Nesta última temporada, eu sabia que não conseguiria fazer isso a menos que estivesse em casa com minha família. Aqueles seis anos longe foram de muito sacrifício para todos nós e eu sabia que isso tinha que chegar ao fim. E agora sei, de todo o coração, que o melhor companheiro de equipe que posso ser é para Jada, Chris II e Cam!!

Estou muito animado para levar comigo para o próximo capítulo todas as coisas incríveis que o basquete me ensinou. E, mais importante, o que as pessoas que tive a benção de conhecer através do basquete me ensinaram.

A todos os companheiros de equipe, treinadores, funcionários, executivos e, acima de tudo, à família. Não consigo agradecer o suficiente… mas a boa notícia é que agora terei muito mais tempo para começar! E o maior agradecimento de todos vai para o ‘cara lá de cima’… se você conhece isso e está lendo, sinta-se à vontade para completar… ‘Deus é bom o tempo todo, e o tempo todo…'”

Para seguir os resultados de NBA ao vivo, acompanhe o 365Scores. Lá você encontra todas as estatísticas e informações!

João Pedro Cupello

Jornalista formado pela FACHA do Rio de Janeiro. Carioca apaixonado por futebol, basquete, e tudo que envolve o mundo dos esportes!

1484 Articles

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo