Abel Braga é punido por declaração homofóbica com suspensão e multa; veja detalhes
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) definiu, na tarde desta quinta-feira (12), a punição do diretor técnico do Internacional, Abel Braga. O ídolo colorado foi suspenso por cinco partidas e multado em R$ 20 mil devido a declarações de cunho homofóbico proferidas no final do ano passado.
A decisão cabe ao julgamento de infração ao artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que aborda atos discriminatórios relacionados a preconceito. Com a decisão, o dirigente fica impedido de frequentar o vestiário e áreas técnicas da equipe nas próximas cinco rodadas do Campeonato Brasileiro.
▶️ Entenda a história: Mauricio, do Palmeiras, pode disputar a Copa pelo Paraguai
▶️ Futebol no Carnaval 2026: Guia completo de jogos, horários e onde assistir
Agora, o Internacional terá de se reorganizar nos bastidores para as próximas rodadas do Brasileirão sem a presença física de seu principal elo entre direção e vestiário nos dias de jogo.
Entenda o caso de homofobia de Abel Braga
A denúncia se refere a um comentário de Abel Braga sobre a camisa rosa utilizada pelo Internacional em treinamentos. Na ocasião, o treinador afirmou ter exigido que os jogadores deixassem de usar o uniforme, dizendo que “parece time de veado”.
“Eu não quero mais a p* do meu time treinando de camisa rosa, que parece time de veado”, disse Abel Braga, na ocasião.
▶️ Mercado da bola: confira as principais transferências do futebol hoje
➡️ Siga o 365Scores no Google News: Fique por dentro das notícias mais quentes do esporte!
Posteriormente, o treinador emitiu um comunicado pedindo desculpas pela expressão homofóbica. “Colorados e Coloradas, em primeiro lugar reconheço que não fiz uma colocação boa sobre a cor rosa durante a minha coletiva. Antes que isso se prolifere, peço desculpas. Cores não definem gêneros. O que define é caráter. O Internacional precisa de paz e muito trabalho. Vamo, vamo Inter!”, diz a nota.
Entretanto, Abel Braga voltou a causar polêmica dias após a repercussão do caso. Em tom de justificativa, o treinador citou a morte do filho, João Pedro, ocorrida em julho de 2017, ao afirmar que alguém que enfrentou uma perda dessa magnitude não poderia ser homofóbico.
“Só quero que vocês entendam uma coisinha, preciso fazer esse parêntese porque é a minha vida. Eu perdi um filho com 19 anos. Quem perde um filho não é homofóbico. Quero que vocês entendam isso. Foi uma brincadeira em que eu fui juvenil, não devia ter falado nada ali e pronto, aquilo passava”, completou.
Quando o Inter joga?
O Internacional joga logo mais e recebe o Palmeiras às 21h30 (de Brasília), no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. A partida é válida pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro 2026.
Tabela de classificação atualizada do Brasileirão
Fique por dentro de tudo do futebol do Brasil e do mundo acessando o site do 365scores: resultado ao vivo, jogos em andamento, classificação atualizada, histórico de confrontos, desfalques e muito mais!




